Pense positivo, mas não seja um idiota

Tá muito em alta esse negócio de “coach”. Não, não vou entrar no mérito se é certo ou errado. Todo mundo é adulto e sabe analisar quando uma coisa é boa ou ruim e fazer a escolha certa. Quer dizer, se avaliarmos pela nossa política, não é bem assim. Mas deixa pra lá!

Quero falar sobre uma coisa que muitos mentores, líderes e coaches recomendam para os seus mentoriados, liderados ou alunos: “pense positivo!”. O famoso mindset. Palavrinha em inglês que passa um ar de “cult”. Assim como job pela galerinha da publicidade.

Meu maior problema com tudo isso é que, na maioria das vezes, a “recomendação” encerra por aí. Afinal, pensar positivo é o suficiente mesmo? Pensar positivo é ótimo, mas não é o final, é o início! Você manda a mensagem que vai dar tudo certo para o seu cérebro. Show! Massa! Mas pensar positivo deitado numa cama não paga os “recebidos do mês”, mais conhecidos como boletos.

“Ah, já problematizaram o ‘pensar positivo'”. Não! Eu creio que isso é bem útil! Eu mesmo odeio gente negativa. Ninguém suporta pessoas negativas! Se eu posso te dar uma dica é: afaste-se de pessoas negativas, de pessoas que só reclamam e de brasileiros que torcem pra argentina, porque aí ninguém merece.

Enfim, aonde quero chegar?! Continue colocando em ação o seu mindset e tenha confiança em si. Pense positivo, planeje, creia nos seus dons e talentos. Você não é um x-men que consegue fazer tudo apenas com o poder da mente. Recomendo cair na real, levantar e ir pra ação, porque o único poder que o brasileiro tem é o da resistência.

Ninguém vai fazer nada por você! Pelo menos não de graça. E, enquanto você não tem grana suficiente pra pagar por serviços, faça você! Não sabemos como será o futuro! Só o Sarney sabe. Daqui a 50 anos o Sarney ainda estará lá. Mas, ninguém entende muito bem como as pragas funcionam, então deixa quieto.

A Bíblia diz em Tiago 2:26:

Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.

Então, pense positivo. Continue pensando positivo, mas não seja um idiota! Lute, trabalhe! Não espere por ninguém, não espere por Governo nenhum! Vá pra ação! Porque se a gente for esperar, coitados de nós! As pensadoras contemporâneas de “As Meninas” já diziam:

(…) o rico cada vez fica mais rico e o pobre cada vez fica mais pobre. E o motivo todo mundo já conhece: é que o de cima sobe e o de baixo desce.

Paz!

Comentários

Comentários