O que a Bíblia diz sobre medo ou dúvida?

Compartilhe a zoeira

O que a Bíblia diz sobre medo ou dúvida?

Não é necessário ter um Curso de Teologia à Distância para solucionar essa dúvida, mas conhecimento nunca é demais! O que a Bíblia diz sobre medo ou dúvida? É pecado? Se sim, o que podemos fazer para nos livrar do medo e da dúvida?

Sobre Medo

Eu acho que o medo pode ser uma coisa boa. Quando subimos uma escada, é bom ter certeza de que estamos em pé, mas o melhor medo é temer a Deus. Por exemplo: “Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, O Senhor. Se você conhece o Deus Santo, então você tem compreensão das coisas” (Provérbios 9:10), então temer a Deus é uma coisa boa, não é temer por medo da ira ou julgamento, mas por profundo respeito e reverência a Deus e Sua Palavra, a Bíblia.

Temer a Deus significa ter uma visão elevada de Deus e da Sua Palavra, assim “o temor ao Senhor é sabedoria, e desviar-se do mal é entendimento” (Jó 28:28). Assim, o conselho de Salomão é: “Não seja sábio em seus próprios olhos; tema ao SENHOR e afaste-se do mal” (Provérbios 3: 7). A época em que o medo é ruim é quando tememos o futuro desconhecido e o que ele contém e acabamos não confiando em Deus.

O medo é o oposto da confiança, assim como a dúvida é o oposto da certeza, mas “Deus não nos deu um espírito de medo, mas de poder e amor e autodomínio” (2 Tim 1: 7). Temer qualquer coisa ou qualquer outra pessoa a não ser Deus é pecado. Eu sei… eu também fiz isso. Aí entra a importância de estudar sempre a Bíblia. Ter um Curso de Teologia nunca será desperdiço de tempo.

Sobre Dúvida

Eu posso duvidar de muitas coisas. Por exemplo, eu recebo e-mails o tempo todo que dizem que eu ganhei na loteria, que tenho uma fortuna de um parente desconhecido na Índia… mas tenho grandes dúvidas sobre isso, afinal, só ganha na loteria quem joga. Esses tipos de esquemas de golpes são altamente duvidosos, então duvidar não é pecado em si, mas quando essa dúvida começa a surgir sobre as coisas de Deus, então pode ser um problema.

Existem muitas pessoas que passam por tragédias e que estão certas de que Deus não existe. Quanto mais difícil se torna a vida, mais ela começa a duvidar de Deus e, pior ainda, começa a duvidar da Palavra de Deus, a Bíblia. Quando isso acontece, é pecado. Porque a Palavra de Deus é inspirada e é sempre verdade, e se há alguma coisa neste mundo sobre a qual não podemos ter dúvidas é a Palavra de Deus.

“Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus”. (Rm 8:28).

Certamente, a maioria de nós passamos por uma temporada de dúvidas, mas a maioria não permanece com elas. Nós saímos disso, como passar por um vale escuro. Podemos estar em um ponto baixo com pouca luz ao nosso redor e sentir como Deus se afastou de nós, mas Deus não mudou.

Deus não está longe

Pode parecer que Deus está longe, então quem se mudou? Não foi Deus! Ele promete que nunca nos abandonará ou nos deixará (Hb 13: 5), exatamente como prometeu a Josué depois que ele assumiu a liderança de Israel com a morte de Moisés (Josué 1), então quando o medo ou a dúvida se move ocasionalmente quase constante, então isso é pecado.

Podemos estar em um ponto baixo com pouca luz ao nosso redor e sentir como Deus se afastou de nós, mas Deus não mudou. Se parece que Deus está longe, então quem se mudou? Não foi Deus! Ele promete que nunca nos abandonará ou nos deixará (Hb 13: 5), exatamente como prometeu a Josué depois que ele assumiu a liderança de Israel com a morte de Moisés (Josué 1), então quando o medo ou a dúvida se move ocasionalmente quase constante, então isso é pecado.

Conclusão

Mas, afinal, o que podemos concluir sobre o que a Bíblia fala sobre Medo ou Dúvida. Podemos estar em um ponto baixo com pouca luz ao nosso redor e sentir como Deus se afastou de nós, mas Deus não mudou. Se parece que Deus está longe, então quem se mudou? Não foi Deus! Ele promete que nunca nos abandonará ou nos deixará (Hb 13: 5), exatamente como prometeu a Josué depois que ele assumiu a liderança de Israel com a morte de Moisés (Josué 1), então quando o medo ou a dúvida se move ocasionalmente quase constante, então isso é pecado.

Quer aprender mais sobre a Bíblia e os ensinamentos de Deus?

Ficou interessado e quer saber mais sobre o curso? Não perca mais tempo! Clique AQUI

Compartilhe a zoeira

Comentários

Comentários