7 lugares mais importantes da história cristã

Muitas pessoas gostam de visitar lugares de importância histórica quando viajam. Os cristãos não são diferentes a esse respeito. Centenas de milhares de cristãos viajam pelo mundo a cada ano para fazer peregrinações e visitar locais onde ocorreram eventos importantes na história cristã. Os cristãos migram para Israel para caminhar pela Via Dolorosa e serem batizados no rio Jordão.
Surpreendentemente, nem sempre é fácil localizar as áreas onde a fé cristã foi moldada. Embora existam muitos nomes de lugares na Bíblia, os nomes mudam com o tempo e uma cidade moderna ainda não pode ser referida por seu nome antigo. Isso supõe que a cidade ainda exista. Muitas das pequenas cidades e vilas mencionadas na Bíblia foram destruídas nos últimos 2.000 anos.
Há também muitos lugares bíblicos importantes que são descritos nas Escrituras com base em marcos naturais locais. Esses locais, compreensivelmente, são muito mais difíceis de encontrar. Embora montanhas e rios possam não ter se movido, é improvável que bosques de árvores e pilhas de pedras tenham durado até hoje. Então, se um cristão deseja visitar lugares importantes para sua fé, para onde deve ir? Aqui estão os sete lugares mais importantes da história cristã a serem visitados.

Jerusalém

Jerusalém
Esta cidade antiga é facilmente o lugar mais importante do cristianismo. Jerusalém está no centro de grande parte do Antigo Testamento e onde ocorrem os eventos mais importantes do Novo Testamento. É em Jerusalém que Cristo foi crucificado, e é fora da cidade onde Cristo foi sepultado e ressuscitou dos mortos.
A cidade moderna de Jerusalém é visivelmente maior do que sua contraparte antiga, mas a Cidade Velha está bem preservada no coração da capital de Israel. Como tal, o local do enterro de Cristo agora está em algum lugar dentro de Jerusalém, e não fora da cidade. O mesmo pode acontecer com o Gólgota.
O número de locais individuais em Jerusalém que são centrais na história cristã é impressionante. A cidade moderna provavelmente abrange toda a terra que viu as horas finais de Cristo na Terra. O Getsêmani, a Via Dolorosa, o Gólgota e a tumba de Cristo estão todos dentro dos limites da cidade moderna, assim como o Muro das Lamentações, a última estrutura restante do Templo.

Belém

Belém

Belém é obviamente um local muito importante para os cristãos. É aqui que Jesus Cristo nasceu mais de 2.000 anos atrás. Este local sagrado, como Jerusalém, é um destino popular para os peregrinos cristãos que desejam visitar os lugares onde o próprio Cristo esteve.

O pensamento cristão popular retrata Belém como uma pequena vila sem importância real que de alguma forma se tornou o local de um dos eventos mais importantes da história. Essa ideia de algo ignorado que se torna extraordinário certamente se encaixa no resto da história de Cristo. Isso não significa, no entanto, que a imaginação comum esteja correta.

Belém era realmente um local importante no antigo Israel antes do nascimento de Cristo. Também não era uma vila, mas uma instalação militar. A antiga e moderna cidade de Belém fica em cima de um aquífero que é um componente vital do suprimento de água de Israel. Em 200 AC, o aquífero de Belém se tornou a fonte de água de Jerusalém depois que o suprimento de água de Jerusalém foi corrompido. Os reservatórios que foram construídos para esse fim foram chamados Piscinas de Salomão e ainda existem hoje.

Nazaré

Nazaré

Considerando que Jesus é frequentemente chamado de “Jesus de Nazaré”, não é de admirar que Nazaré seja um local importante para os cristãos. Nazaré, ou Natsrat em hebraico, às vezes é chamado o berço do cristianismo. Foi em Nazaré que Maria recebeu a notícia de que ela seria a mãe de Cristo e onde o próprio Jesus foi criado.

Nazaré começou como uma pequena vila judaica na parte sul da Baixa Galileia, mas a importância da vila para o cristianismo a transformou ao longo dos séculos. Durante o período bizantino, Nazaré era uma fortaleza cristã, mas suas muitas igrejas foram construídas e destruídas à medida que a cidade alternava entre mãos muçulmanas e cristãs. Hoje, Nazaré é uma cidade com mais de 60.000 pessoas e vários locais sagrados, incluindo a Basílica Católica Romana da Anunciação e a Igreja Ortodoxa Grega da Anunciação.

Damasco

Damasco

Foi no caminho de Damasco que ocorreu uma das conversões mais importantes ao cristianismo: a de Saulo. Como descrito em Atos dos Apóstolos, Saulo ficou cego ao viajar para Damasco depois de ouvir uma voz gritando: “Saulo, Saulo, por que você me perseguiu?” Saulo ficou cego por três dias até chegar à casa de Ananias, em Damasco. Foi na casa de Ananias que a visão de Saulo foi restaurada e ele se tornou Paulo.

Paulo foi uma das figuras mais influentes no início do cristianismo, e sua jornada começou no caminho para e dentro de Damasco. Damasco moderna é a capital da Síria e, em 2004, abrigava 2,6 milhões de pessoas, embora esse número provavelmente tenha mudado devido à Guerra Civil Síria. A Casa de Saint Ananias fica no topo da antiga casa de Ananias de Damasco e ainda era usada como igreja a partir de 2010. Dado o aumento dos combates perto de Damasco, no entanto, o destino da igreja é um tanto incerto.

Roma

Roma

Roma sempre foi um lugar de grande importância na história cristã, por boas e más razões. Roma foi o local das execuções de Pedro e Paulo, sem dúvida as duas figuras mais importantes no início do cristianismo após a morte de Jesus. A cidade também foi fonte de grande parte da perseguição aos primeiros cristãos, alguns dos piores sofridos pelo imperador Nero em meados do primeiro século.

Roma também foi, no entanto, o local de uma das vitórias mais inesperadas do cristianismo: a conversão de Constantino, o Grande, na batalha da ponte de Milvian. Os relatos diferem um pouco, mas antes da batalha, Constantino recebeu uma visão ou sonho que apresentava o sinal da cruz. Ele viu isso como um sinal e fez um voto de que, se vencesse a batalha, se converteria ao cristianismo. Constantino venceu e, quando se tornou imperador, converteu-se ao cristianismo e tirou a incipiente religião das sombras.

Roma moderna também é o local da Cidade do Vaticano. Esta pequena nação em Roma é a casa do líder do catolicismo romano, o Papa, e a localização da Basílica de São Pedro, o local mais comumente identificado com o local de sepultamento de São Pedro. A localização da morte de Pedro no circo de Nero também está localizada em Roma, e um sarcófago que se acredita conter os restos de São Paulo foi descoberto sob a Via Ostiensis, em Roma.

Nicéia

Nicéia

A cidade antiga de Nicéia é muitas vezes esquecida pelos peregrinos cristãos que desejam visitar os lugares que moldaram a fé cristã. A antiga Nicéia está localizada em Iznik moderno, no noroeste da Turquia. Embora Jesus nunca tenha posto os pés na cidade, a antiga cidade da Anatólia foi o local de um dos eventos mais importantes da história cristã.

O Primeiro Concílio Ecumênico ocorreu em Nicéia, a mando de Constantino, e foi aqui que as muitas versões diferentes do cristianismo que existiam no segundo século começaram a ser reunidas para formar uma única fé. Para esse fim, o Primeiro Concílio Ecumênico, ou Concílio de Nicéia, criou uma única declaração de fé que se aplicaria a todos os cristãos: o Credo Niceno. Essa declaração antiga ainda é usada pelos cristãos hoje em dia e é recitada regularmente em cultos. Sem o credo unificador, é incerto o que teria acontecido com a religião cristã.

Alexandria

Alexandria

O Egito não é um país que a maioria dos cristãos considera particularmente importante para sua fé. Quando se pensa no Egito, está no contexto das histórias de José, Moisés e o Êxodo. O maior interesse cristão na nação africana termina quando os israelitas chegam à Terra Prometida. A influência do Egito no cristianismo, no entanto, permaneceu muito tempo depois que os israelitas fugiram através do Mar Vermelho.
A cidade de Alexandria foi o lar de muitos dos primeiros estudiosos cristãos que influenciaram fortemente a teologia cristã. Entre eles estava Atanásio de Alexandria, cujas “Primeiras Cartas a Serapion” influenciaram fortemente as doutrinas posteriores a respeito da Santíssima Trindade. Clemente de Alexandria foi outro famoso cristão primitivo associado a Alexandria.
Embora não esteja claro se ele realmente nasceu em Alexandria, esse convertido cristão ensinou na famosa Escola Catequética de Alexandria, um dos dois mais importantes centros de estudo religioso da Antiguidade Tardia. Clemente criou vários escritos religiosos famosos, incluindo três dos quais sobrevivem hoje em sua totalidade: “Paedagogus”, “Stromata” e “Protrepticus”. Em “Protrepticus”, Clement usa seu conhecimento do paganismo grego para criar um chamado convincente para que gregos e romanos se convertam ao cristianismo.
Texto por Stephanie Hertzenberg
Powered by Rock Convert

Comentários

Comentários

Você pode gostar...

shares