Por que a alegria e o humor são essenciais para a vida cristã?

“Não pode rir dentro da igreja! As coisas de Deus são sérias!” Foram coisas assim que sempre ouvi quando era criança. Graças a Deus eu não me deixei levar por conselhos tão descartáveis quanto esses.

É claro que as coisas de Deus devem ser levadas a sério, mas quem disse que não se pode fazer humor com as coisas que acontecem na igreja? Quem vive em um ambiente cristão (em casa ou na igreja) está cheio de histórias engraçadas pra contar.

E um dos estilos de humor que mais funcionam nesse caso é o da identificação. Quem nunca dormiu durante o culto e acordou com toda a igreja aplaudindo e aplaudiu também só pra disfarçar?

Quem nunca chegou com o coração apaixonado dizendo “eu te amo” pra irmãzinha bonita da igreja e ouviu um: “eu também te amo… em cristo”. E as brincadeiras que rolam nos acampamentos e vigílias? Jovens e adolescentes são energia pura. Tem que rir mesmo.0

Crentes caretas que não gostam de rir e nem deixam o povo se divertir. Dizem por aí que os cristãos são o povo mais feliz da terra. Desse jeito? Sem rir? Temos Jesus em nosso coração e teremos a vida eterna. Mas não podemos ficar alegres porque é pecado. Quem disse?

A Bíblia está cheia de versículos que falam sobre alegria, satisfação, gratidão. Você já viu uma pessoa grata com a cara fechada? Quem confia em Deus deve ter o coração alegre e o sorriso no rosto; mesmo em tempos difícies. Pois Deus é maior do que qualquer problema.

Powered by Rock Convert

Querem nos tirar essa alegria de sorrir. De ser felizes! Pois comigo não! Vou deixar 5 motivos do porquê o humor deve fazer parte da caminhada cristã:

1. O HUMOR PODE ELEVAR O NOSSO ESPÍRITO

Com tudo de ruim que está acontecendo, só nos resta confiar ainda mais em Deus e saber que Ele está no controle. A Bíblia diz que “um coração alegre é um bom remédio” (Provérbios 17:22) e “a alegria do Senhor é a nossa força” (Neemias 8:10).

2. O HUMOR PODE SER UMA OPORTUNIDADE PARA NOVOS RELACIONAMENTOS

Pessoas bem-humoradas se relacionam melhor. Ao rir dos próprios problemas, ela sabe que todos somos iguais diante de Deus. Rir juntos é uma experiência compartilhada que constrói a unidade e pode ser uma ponte para uma nova amizade.

3. O HUMOR PODE DIMINUIR A TENSÃO

Muitas vezes, comédia e humor nos permitem falar abertamente sobre questões importantes que são frequentemente evitadas. O humor pode reduzir nossa tendência a ficar na defensiva sobre esses tópicos. E isso nos ajuda a baixar a guarda, permitindo um diálogo frutífero.

4. O HUMOR PODE NOS APROXIMAR DE DEUS

Muitas vezes, as decepções e os cuidados da vida podem nos derrubar. Quando encontramos algo divertido que nos faz sorrir, isso nos lembra a alegria que Deus deseja que nossas vidas nos deem esperança (Romanos 15:13). A alegria do Senhor é mais do que uma emoção passageira. Está enraizado na certeza de que somos amados por Deus, do jeito que somos.

5. O HUMOR É ÚTIL NO EVANGELISMO

Ao compartilhar o Evangelho, Paulo nos encoraja a “conversar com eles de maneira agradável e com um sabor de humor” (Colossenses 4: 6). Se formos arautos do amor de Deus, nossos rostos devem ser a primeira declaração dessa Boa Nova. As pessoas devem ver alegria em nossos olhos e em nossas expressões. Nosso discurso deve ser acolhedor e nossos sorrisos genuínos. Nossas vidas devem refletir uma alegria e paz que o mundo não dá.

Em outras palavras, devemos estar plenamente vivos em Jesus e alegres em Deus.

Comentários

Comentários

Você pode gostar...

shares